Inserindo o conhecimento dos chondrichthyes na educação básica através de vídeo de educação oceânica
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10055Keywords:
Zoologia. Educação ambiental, Inovação metodológica, Educação brasileira.Abstract
Os Chondrichthyes são animais distribuídos por todo o mundo, podendo ocorrer em águas tropicais, subtropicais, temperadas ou frias, sendo um grupo importante para o entendimento dos ecossistemas aquáticos, sejam eles marinhos ou de água doce, pois ocupam o topo da cadeia trófica, exercendo efeitos significativos na cadeia alimentar no controle de populações em níveis mais baixos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais recomendam o uso de estratégias inovadoras e materiais de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver um material didático para auxiliar esse processo em zoologia com ênfase em Chondrichthyes para alunos do ensino básico. O trabalho foi realizado por meio de levantamento nos livros didáticos de ciências da natureza da editora Moderna aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), juntamente com as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conteúdo audiovisual pode ser uma ferramenta valiosa para ações de ensino, principalmente quando se pensa em inclusão. Com isso, foi elaborado um vídeo com o objetivo de levar conhecimento aos alunos, contendo informações sobre a biologia geral dos Chondrichthyes como material didático gratuito de fácil compreensão, acesso e alternativo para a formação do conhecimento dos alunos sobre a diversidade e conservação dos tubarões, raias e quimeras.Downloads
Published
2022-11-30
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Section
Artigos
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