O atendimento psicoterapêutico de pessoas surdas: desafios e possibilidades da comunicação em libras
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10311Keywords:
Língua Brasileira de Sinais, Psicoterapia, Surdez.Abstract
A psicoterapia é um dos serviços oferecidos pela psicologia clínica, permitindo que o paciente/cliente receba atendimento psicológico para diversas necessidades enfrentadas. Tais atendimentos majoritariamente são oferecidos pela modalidade oralizada, impedindo que pessoas surdas tenham acesso a esse tipo de tratamento de maneira eficaz. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o atendimento psicoterapêutico da pessoa com surdez a partir da literatura nacional, identificando os aspectos que compõem a interação entre paciente surdo e psicoterapeuta, observando as dificuldades e realidades encontradas no contexto clínico pelo paciente e terapeuta. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando bases de dados para selecionar artigos nacionais referentes à temática. Seguiram-se as seguintes etapas para coleta de dados: definição de descritores; seleção por títulos e palavras-chave, atendendo os critérios de inclusão e exclusão; categorização dos estudos em participantes, intervenções, objetivos e resultados. Os resultados apresentaram fortes dificuldades vivenciadas pelos surdos em todas as fases de desenvolvimento, sendo muito comuns os desafios gerados pela ansiedade; conflitos na comunicação; baixa autoestima; conflitos internos; conflitos com familiares; crises de identidade; rejeição da identidade surda; falta de estímulo na língua de sinais; dificuldades de aprendizagem, além de identificar que há poucos estudos científicos referentes a psicologia clínica e surdez no Brasil, necessitando de profundas investigações e intervenções.Downloads
Published
2022-11-30
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â