Concepções de professores da educação básica Municipal de Teresina – Piauí sobre a práxis docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9503Keywords:
Professor profissional, Práxis docente, Ensino-aprendizagemAbstract
Este artigo teve por objetivo analisar as concepções de práxis e os desafios enfrentados no exercício da práxis docente vivenciados por professores da educação básica. Para tanto, decidimos pela abordagem crítico-dialética, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico semiestruturado aplicado com 12 (doze) professores da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Teresina - Piauí, por meio da plataforma do Google Forms, com 10 (dez) questões. Os dados foram agrupados por categorias e analisados tendo por base em Gamboa (2018), permitindo uma melhor compreensão da realidade pesquisada. Os principais resultados da pesquisa apontaram que a práxis no contexto educacional é construída na interação entre teoria e prática, e essa interação permite que os professores possam constantemente refletir e reconfigurar suas concepções e práticas de ensino de modo a mediar transformações. Verificamos a necessidade de se problematizar a compreensão da práxis, como elemento que possa subsidiar um trabalho efetivo que vise um ensino-aprendizagem transformador da realidade.Downloads
Published
2022-11-30
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â