In vitro evaluation of the antimicrobial action of ozonated water on Staphylococcus spp. present in dental stainless-steel surfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v12i3.11318

Palavras-chave:

Dental equipment disinfectants, Ozone, Water, Staphylococcus, in vitro

Resumo

Objetivo: Este estudo in vitro investigou se a água ozonizada possui ação antimicrobiana sobre Staphylococcus spp. presente de bandejas de aço inox de uso odontológico.

Métodos: O experimento foi composto por 4 grupos, dois com desinfecção mecânica com gaze embebida em água ozonizada (GAO) ou álcool etílico 70° (GAE), e dois grupos controle sem intervenção (GC) ou com desinfecção simulada com solução salina 0,9%, grupo placebo (GP). Cada grupo foi composto por 10 bandejas de aço inoxidável contaminadas com cepas de Staphylococcus spp. Após reconstituição microbiológica, foram realizadas diluições seriadas entre 10-1 e 10-5 das amostras para semeadura em placas de Petri e incubação a 37°C por 24 horas. A absorbância e o crescimento bacteriano foram analisados por espectrofotômetro e os resultados foram expressos em UFC/ml.

Resultados: O GAE (1,60±2,5) e o GAO (24±26,77) apresentaram contagens de UFC/ml mais baixas que os dois grupos controle (p=0,000). Ao comparar os grupos GAE e GAO, as menores contagens foram no GAE (p=0,000). A partir da diluição 10-3, o GAO apresentou efeito antimicrobiano semelhante ao GAE. Significado clínico: Considerando as limitações do presente estudo, foram verificados dados promissores para o uso clínico da água ozonizada como agente desinfetante, uma vez que possui efeito antimicrobiano sobre Staphylococcus spp. presente em superfícies de aço inoxidável para uso odontológico.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

Artigos Originais