In vitro evaluation of the antimicrobial action of ozonated water on Staphylococcus spp. present in dental stainless-steel surfaces
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v12i3.11318Palavras-chave:
Dental equipment disinfectants, Ozone, Water, Staphylococcus, in vitroResumo
Objetivo: Este estudo in vitro investigou se a água ozonizada possui ação antimicrobiana sobre Staphylococcus spp. presente de bandejas de aço inox de uso odontológico.
Métodos: O experimento foi composto por 4 grupos, dois com desinfecção mecânica com gaze embebida em água ozonizada (GAO) ou álcool etílico 70° (GAE), e dois grupos controle sem intervenção (GC) ou com desinfecção simulada com solução salina 0,9%, grupo placebo (GP). Cada grupo foi composto por 10 bandejas de aço inoxidável contaminadas com cepas de Staphylococcus spp. Após reconstituição microbiológica, foram realizadas diluições seriadas entre 10-1 e 10-5 das amostras para semeadura em placas de Petri e incubação a 37°C por 24 horas. A absorbância e o crescimento bacteriano foram analisados por espectrofotômetro e os resultados foram expressos em UFC/ml.
Resultados: O GAE (1,60±2,5) e o GAO (24±26,77) apresentaram contagens de UFC/ml mais baixas que os dois grupos controle (p=0,000). Ao comparar os grupos GAE e GAO, as menores contagens foram no GAE (p=0,000). A partir da diluição 10-3, o GAO apresentou efeito antimicrobiano semelhante ao GAE. Significado clínico: Considerando as limitações do presente estudo, foram verificados dados promissores para o uso clínico da água ozonizada como agente desinfetante, uma vez que possui efeito antimicrobiano sobre Staphylococcus spp. presente em superfícies de aço inoxidável para uso odontológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.