Projeto intercultural escola bilingue na fronteira

os casos de Dionísio Cerqueira/SC e Ponta Porã/MS

Authors

  • Amanda Christine Silva do Amaral Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Heloiza Conte Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11974

Abstract

As dinâmicas em espaços fronteiriços são bastante complexas, haja vista as singularidades e particularidades de cada território. No que diz respeito à escola, essas diferenciações são ainda mais evidentes, apresentando desafios na aprendizagem e          integração dos estudantes. Neste sentido, discutir o ensino bilíngue para as escolas de fronteira, objetivo deste trabalho, pode ser justificado pela necessidade em compreender as características intrínsecas à situação geográfica, política, econômica e cultural da fronteira brasileira. Deste modo, o trabalho vai no caminho do entendimento do conceito  de fronteira e suas características, para em seguida discutir o ensino bilíngue onde foi aplicada uma política educacional de caráter intercultural e bilíngue para os países da América do Sul: Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR e Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY. Apesar da descontinuidade verificou-se que, as políticas linguísticas, especificamente o projeto intercultural escola bilíngue na fronteira, tem importância fundamental para a integração, visto a promoção e o reconhecimento das línguas faladas pelos moradores da fronteira e que o incentivo da valorização da lingua desde o ensino básico, fomenta significativamente o enaltecimento da variedade cultural existente nessas áreas.

 

Author Biographies

Amanda Christine Silva do Amaral, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Cláudia Heloiza Conte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora adjunta dos cursos de graduação e da pós - graduação em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Published

2025-05-05

Issue

Section

Articles