Projeto intercultural escola bilingue na fronteira
os casos de Dionísio Cerqueira/SC e Ponta Porã/MS
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11974Resumo
As dinâmicas em espaços fronteiriços são bastante complexas, haja vista as singularidades e particularidades de cada território. No que diz respeito à escola, essas diferenciações são ainda mais evidentes, apresentando desafios na aprendizagem e integração dos estudantes. Neste sentido, discutir o ensino bilíngue para as escolas de fronteira, objetivo deste trabalho, pode ser justificado pela necessidade em compreender as características intrínsecas à situação geográfica, política, econômica e cultural da fronteira brasileira. Deste modo, o trabalho vai no caminho do entendimento do conceito de fronteira e suas características, para em seguida discutir o ensino bilíngue onde foi aplicada uma política educacional de caráter intercultural e bilíngue para os países da América do Sul: Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen/AR e Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY. Apesar da descontinuidade verificou-se que, as políticas linguísticas, especificamente o projeto intercultural escola bilíngue na fronteira, tem importância fundamental para a integração, visto a promoção e o reconhecimento das línguas faladas pelos moradores da fronteira e que o incentivo da valorização da lingua desde o ensino básico, fomenta significativamente o enaltecimento da variedade cultural existente nessas áreas.
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