Percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre o atendimento aos alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4915Keywords:
Educação especial. Professores. Institutos Federais.Abstract
As políticas de inclusão dos alunos com deficiência (AD) são uma realidade na legislação educacional atual. Porém, a inclusão na prática ainda apresenta inúmeros desafios para tornar-se realidade no dia a dia das Instituições de Ensino que incluem desde a falta de materiais até a falta de preparação dos professores para contribuir com a inclusão dos AD no ambiente acadêmico. O presente trabalho procurou investigar a realidade e percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil da região norte do País em relação ao atendimento aos alunos com deficiência. Este trabalho utilizou uma abordagem quali-quantitativa com o uso de questionários e entrevistas. Os resultados mostram a confirmação da literatura sobre a preparação insuficiente dos professores entrevistados quanto ao atendimento dos AD. O desconhecimento das práticas e ações da Instituição no sentido de capacitá-lo e a manutenção do formato das aulas, ainda que existam AD presentes, apontam para a urgência de medidas para alterar esse cenário no qual 5% das vagas da referida Instituição são reservadas para esse público.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.