Percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia sobre o atendimento aos alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.4915Palabras clave:
Educação especial. Professores. Institutos Federais.Resumen
As políticas de inclusão dos alunos com deficiência (AD) são uma realidade na legislação educacional atual. Porém, a inclusão na prática ainda apresenta inúmeros desafios para tornar-se realidade no dia a dia das Instituições de Ensino que incluem desde a falta de materiais até a falta de preparação dos professores para contribuir com a inclusão dos AD no ambiente acadêmico. O presente trabalho procurou investigar a realidade e percepção dos professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil da região norte do País em relação ao atendimento aos alunos com deficiência. Este trabalho utilizou uma abordagem quali-quantitativa com o uso de questionários e entrevistas. Os resultados mostram a confirmação da literatura sobre a preparação insuficiente dos professores entrevistados quanto ao atendimento dos AD. O desconhecimento das práticas e ações da Instituição no sentido de capacitá-lo e a manutenção do formato das aulas, ainda que existam AD presentes, apontam para a urgência de medidas para alterar esse cenário no qual 5% das vagas da referida Instituição são reservadas para esse público.
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