VALIDAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PARA ESTIMULAR O INTERESSE SITUACIONAL PARA TRABALHAR A INTERCULTURALIDADE EM CONTEXTOS PLURICULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i38.11038Palavras-chave:
Interesse situacional, Interculturalidade, Pluriculturalidade, Educação musicalResumo
INTRODUÇÃO. As características de uma atividade podem encorajar os alunos a integrarem-se de forma significativa num grupo social e podem ser consideradas como um estimulador do interesse situacional. Neste contexto, a música pode tornar-se uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios educativos nas sociedades multiculturais e um potencial ativador do interesse situacional destes alunos. MÉTODO. Com base nisto, a "Oficina de Músicas do Mundo" foi concebida como uma estratégia para estimular o interesse situacional dos alunos do ensino secundário, a fim de trabalhar a Interculturalidade em ambientes educativos pluriculturais. Para levar a cabo este processo, procedeu-se a uma validação por julgamento de peritos, utilizando o método dos agregados individuais. Sete professores (cinco professores universitários e dois professores do ensino secundário) avaliaram as fases e os instrumentos da estratégia. RESULTADOS E DISCUSSÃO. Com base nas suas considerações, foram efetuadas modificações nos instrumentos de diagnóstico e de avaliação e foram incorporados novos recursos na proposta da oficina.
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